• Febe: uma serva de muito valor

  • Jul 24 2024
  • Duración: 5 m
  • Podcast

Febe: uma serva de muito valor  Por  arte de portada

Febe: uma serva de muito valor

  • Resumen

  • “Recomendo-lhes a nossa irmã Febe, que está servindo na igreja de Cencreia, para que vocês a recebam no Senhor como convém aos santos e a ajudem em tudo o que de vocês vier a precisar; porque ela tem sido protetora de muitos, inclusive de mim” (Rm 16:1-2).


    Ao encerrar a carta aos Romanos, o apóstolo Paulo teve perfeita paz ao recomendar uma irmã chamada Febe para que fosse recebida pela igreja em Roma. Os detalhes desta recomendação são muito importantes e merecem nossa atenção.

    Cencreia, a cidade de Febe, ficava próxima a Corinto, mas o texto dá a entender que ela estaria se dirigindo para Roma. Alguns estudiosos acreditam que ela era, inclusive, a portadora da carta de Paulo aos Romanos. Ela era diaconisa na igreja, ou seja, alguém que servia aos irmãos e irmãs daquela comunidade de fé. Quando Paulo escreveu a Timóteo, descreveu como deveriam ser os diáconos e diaconisas: pessoas respeitáveis e íntegras, não dadas a excessos ou ganância, comprometidas com a fé e com boa consciência, cuidando bem não só da igreja, mas especialmente de sua família. Também deviam ter autocontrole e não ser caluniadoras, buscando ser fiéis em tudo. Ora, se Paulo afirmava que Febe era diaconisa é porque ele via nela o cumprimento de todos estes requisitos.

    Continuando sua recomendação, Paulo pediu que ela recebesse toda a ajuda que precisasse porque tinha sido a “protetora”, ou melhor traduzindo, a “patrocinadora” de muitos. A palavra grega usada indica alguém que cuida, promove, socorre com recursos, encoraja e age para que outros se desenvolvam. Paulo disse isso de Febe: “ela patrocinou a muitos, inclusive a mim”.

    É muito gostoso ser lembrado, e mais ainda quando as pessoas dão bom testemunho a nosso respeito. A recomendação de Paulo sobre Febe foi inspirada pelo Espírito Santo e passou a fazer parte de nossa Bíblia. Esta preciosa irmã ganhou o galardão de ser lembrada como modelo de serva de Deus, serva da igreja, dos irmãos e do próprio apóstolo Paulo. Não apenas isso, mas também como aquela que promoveu muitos outros, como patrocinadora deles. Febe não só desenvolveu o próprio ministério, mas ajudou outros a fazê-lo.

    Enquanto lê essas palavras, pense em quem você considera um modelo de serviço aos irmãos e ore por ele ou ela. Certamente Deus trará à sua memória pessoas que ajudaram e desenvolveram você para que estivesse firme no Senhor hoje. Eles foram seus patrocinadores e ministros do evangelho na sua vida, como Febe foi para Paulo. Que menção preciosa e inspiradora para nós!

    Para se aprofundar no assunto, leia também:

    1 Tm 3:8-11; Tt 2

    Pensando na porção de hoje, sugerimos este louvor para você ouvir e meditar:

    Casa do Pai - Aline Barros

    https://youtu.be/fNj0PnA4xvw?si=Obm7GuOdLir4iJVo


    Vamos orar:

    Pai querido, sou grato pelos irmãos e irmãs que, ao longo da minha jornada até aqui, foram verdadeiros patrocinadores da minha fé. Peço que os abençoe com toda sorte de bênçãos espirituais, em Cristo. Ajuda-me a ser, também, um patrocinador da fé de irmãos e irmãs na igreja, que é o Teu Corpo. Peço em nome de Jesus, amém.

    Más Menos
activate_primeday_promo_in_buybox_DT

Lo que los oyentes dicen sobre Febe: uma serva de muito valor

Calificaciones medias de los clientes

Reseñas - Selecciona las pestañas a continuación para cambiar el origen de las reseñas.