Igreja no Guará  Por  arte de portada

Igreja no Guará

De: IgrejaNoGuara
  • Resumen

  • Uma Igreja para a sua Família, Uma Família para Você! Deus tem um plano para todo homem, toda mulher, criança, jovem, idoso, de todos os lugares, culturas e condições sociais. Em Cristo, nossos pecados são perdoados, nossa vida é restaurada pela Ação do Espirito Santo. Deus nos convida a ser parte da sua família, a Igreja, onde nossas vocações encontram sentido. Nela há um lugar para você! Venha!
    IgrejaNoGuara
    Más Menos
activate_primeday_promo_in_buybox_DT
Episodios
  • Sábios e simples
    Jul 26 2024

    “Pois a obediência de vocês é conhecida por todos; por isso, me alegro por causa de vocês. Quero que sejam sábios no que diz respeito ao bem e simples no que diz respeito ao mal. E o Deus da paz, em breve, esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês” (Rm 16:19-20a).


    No capítulo 16 de Romanos, entre as saudações finais da epístola, Paulo apresentou uma admoestação e uma promessa. Nos versículos 17 e 18, o apóstolo advertiu os romanos a se atentarem contra os que provocavam ativamente divisões e escândalos, propagando falsas doutrinas, não servindo a Cristo, mas aos próprios interesses.

    Diferentemente do acolhimento que era devido aos irmãos que possuiam práticas ou opiniões diferentes sobre questões secundárias (Rm 14 e 15), Paulo exortou os romanos a se manterem vigilantes e a se afastarem desses falsos mestres, os quais já atuavam, por exemplo, nas igrejas da Galácia (Gl 4:17; 5:7-10).

    Hoje devemos receber com grande interesse a Palavra pregada, mas com igual atenção, devemos examinar as escrituras para conferir tais palavras com o evangelho e as verdades fundamentais (Ef 4:14; 1Ts 5:21; Tt 1:9; 1Co 14:20, 29). Devemos estar atentos, pois as falsas doutrinas podem ser persuasivas e sutis, mas seu resultado é engano e morte espiritual (2 Pe 2:1-3; Mt 7:15; Mt 24:24; Gl 1:8; Fp 3:18-20; 2Jo 1:9; Cl 2:18-19; 2Tm 4:3).

    No versículo 19, Paulo recomendou aos cristãos romanos serem “sábios no que diz respeito ao bem e simples no que diz respeito ao mal”. Paulo se alegrou da reputação universal dos romanos como obedientes à Palavra de Deus e os encorajou a combinarem a simplicidade com que receberam as sãs doutrinas com uma sabedoria e maturidade para discernir o bem e se afastar da malícia e de maus obreiros.

    Os cristãos devem buscar sabedoria e discernimento em relação à verdade, não sendo ignorantes a respeito da doutrina cristã, mas “sábios como as serpentes e inocentes como as pombas” (Mt 10:16). Devem aprender mais sobre como fazer o bem, amar e obedecer a Deus (Fp 4:8), e recusar a ter qualquer ligação com o mal ou o que não esteja de acordo com o evangelho.

    Paulo terminou com grande encorajamento no versículo 20: “E o Deus da paz, em breve, esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês.” Satanás é o grande mentiroso e uma de suas armas é o ensino egocêntrico, promotor de dissensões. Entretanto, ele foi, está sendo e será derrotado. Esse encorajamento de Paulo remete à promessa de Deus ao homem no Éden, realizada quando Jesus esmagou a cabeça da serpente na cruz. Como Seu Corpo, também nos é prometido o triunfo sobre o inimigo hoje e ainda em Sua segunda vinda (Gn 3:15; Ap 17:14; 1Co 6:3).

    Satanás é derrotado cada vez que alguém deposita a sua fé em Cristo, recebe a justificação e escapa da condenação eterna; cada vez que um cristão obedece a seu Pai com alegria; e cada vez que os membros do povo de Deus adoram juntos em fé e unidade, glorificando a Deus. Mesmo diante das artimanhas e oposição do inimigo, maior é Aquele que está em nós do que aquele que está no mundo (1Jo 4:4). Tenhamos confiança de que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 16:20b) há de estar conosco, operando por nosso intermédio para derrotar o inimigo e nos levar à vitória com Cristo!

    Para se aprofundar no assunto, leia também:

    At 17:11; 1 Co 14:20; Mt 10:16; Jr 4:22; Ef 4:13-14; 2Pe 2:1-3; 2Jo 1:9

    Muitas outras passagens bíblicas foram incluídas no texto, então não se esqueça de conferir!

    Pensando na porção de hoje, sugerimos este louvor para você ouvir e meditar:

    Conteúdo - Grupo Logos

    https://youtu.be/A8NTvOcEbSc

    O link está na descrição.

    Más Menos
    6 m
  • Queridos amigos no Senhor
    Jul 25 2024

    “Saúdem Amplíato, meu querido amigo no Senhor. [...] Saúdem uns aos outros com um beijo santo. Todas as igrejas de Cristo mandam saudações” (Rm 16:8,16).


    O teólogo Timothy Keller nos lembra em seu livro: “Romanos Para Você” que sabemos muito pouco sobre os 26 indivíduos nomeados por Paulo nos versos de 1 a 16 do último capítulo da carta aos Romanos, além do que está descrito no próprio texto. Isso é um precioso testemunho da pluralidade e da diversidade dos irmãos e irmãs citados: quanto à etnia – judeus e gentios, quanto à classe social – realeza ou posições de destaque e pessoas comuns, bem como em relação ao gênero – homens e mulheres. Deus deixa claro que deseja expressar ao mundo a Sua glória e multiforme sabedoria através da igreja (Ef 3:10), e, pelo operar do Espírito, a Sua igreja, embora diversa, persevera unânime vivendo em unidade. (At 1:14, 2:46).

    Quanto ao irmão Amplíato, ou Amplias, em outras traduções, não dispomos de muitas informações a seu respeito. Segundo a tradição cristã, ele foi um dos setenta discípulos de Cristo mencionados no evangelho de Lucas.

    Os detalhes a respeito das realizações desse amado irmão não são conhecidos por nós, mas podemos honrá-lo como Paulo fez citando-o na sua carta aos Romanos. Paulo o chama de “querido amigo”, demonstrando afeto e vínculo emocional próximo. Deus capacita irmãos e irmãs com Seu Espírito e os estabelece no serviço da igreja, como servos da irmandade. Que o Senhor nos leve a honrar e respeitar os irmãos que servem ao Corpo e inspire a cada um de nós a servi-Lo de coração puro, com o objetivo de sermos lembrados com honra e paz pelos irmãos e também pelo Senhor, no Dia final.

    O ambiente que o Senhor deseja para a igreja é de alegria, paz, honra, união e amizade (Sl 133:1). Paulo incentiva os irmãos em Roma a se cumprimentarem com ósculo santo, ou beijo santo, uma prática cultural da época, que indicava intimidade. O cumprimento, a saudação é a nossa primeira ação ao encontrarmos uma pessoa. Somos estimulados a praticar a comunhão santa e íntima entre os irmãos da igreja, uma vez que o beijo nos remete à intimidade e é citado na Bíblia desde o Velho Testamento (Ex 4:27). A esfera de intimidade e união na igreja é muito apreciada pelo Senhor, é como óleo precioso e é nela que o Senhor ordena a Sua bênção e a vida para sempre (Sl 133:2-3).

    Sobre a amizade na igreja, podemos nos lembrar do exemplo do próprio Jesus, quando tratou Seus discípulos com esse carinho peculiar: “já não chamo vocês de servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz; mas tenho chamado vocês de amigos” (Jo 15:15a). Não há ambiente mais saudável para cultivarmos nossas amizades que o da igreja. O relacionamento sem falsidade e interesses egoístas que a vida cristã promove nos constitui uma verdadeira família de amigos, mesmo com nossas peculiaridades. Ao invés de nossas diferenças nos dividirem, elas nos tornam complementares no serviço ao Senhor e cuidado mútuo.

    Que o Senhor nos preserve em comunhão íntima com o Espírito Santo e com os irmãos. O resultado dessa comunhão santa e perfeita unidade entre os membros do Corpo de Cristo agrada ao Senhor. Nessa condição, Ele ordena que não nos faltem bênçãos e que a vida seja abundante, eternamente.


    Para se aprofundar no assunto, leia também:

    1Co 16:20; 1Pe 5:14; 1Ts 5:26; Hb 13:1

    Muitas outras passagens bíblicas foram incluídas no texto, então não se esqueça de conferir!


    Pensando na porção de hoje, sugerimos este louvor para você ouvir e meditar:

    Deus Quer - Prisma Brasil

    https://youtu.be/n46fYlvs_qY?feature=shared

    Más Menos
    6 m
  • Febe: uma serva de muito valor
    Jul 24 2024

    “Recomendo-lhes a nossa irmã Febe, que está servindo na igreja de Cencreia, para que vocês a recebam no Senhor como convém aos santos e a ajudem em tudo o que de vocês vier a precisar; porque ela tem sido protetora de muitos, inclusive de mim” (Rm 16:1-2).


    Ao encerrar a carta aos Romanos, o apóstolo Paulo teve perfeita paz ao recomendar uma irmã chamada Febe para que fosse recebida pela igreja em Roma. Os detalhes desta recomendação são muito importantes e merecem nossa atenção.

    Cencreia, a cidade de Febe, ficava próxima a Corinto, mas o texto dá a entender que ela estaria se dirigindo para Roma. Alguns estudiosos acreditam que ela era, inclusive, a portadora da carta de Paulo aos Romanos. Ela era diaconisa na igreja, ou seja, alguém que servia aos irmãos e irmãs daquela comunidade de fé. Quando Paulo escreveu a Timóteo, descreveu como deveriam ser os diáconos e diaconisas: pessoas respeitáveis e íntegras, não dadas a excessos ou ganância, comprometidas com a fé e com boa consciência, cuidando bem não só da igreja, mas especialmente de sua família. Também deviam ter autocontrole e não ser caluniadoras, buscando ser fiéis em tudo. Ora, se Paulo afirmava que Febe era diaconisa é porque ele via nela o cumprimento de todos estes requisitos.

    Continuando sua recomendação, Paulo pediu que ela recebesse toda a ajuda que precisasse porque tinha sido a “protetora”, ou melhor traduzindo, a “patrocinadora” de muitos. A palavra grega usada indica alguém que cuida, promove, socorre com recursos, encoraja e age para que outros se desenvolvam. Paulo disse isso de Febe: “ela patrocinou a muitos, inclusive a mim”.

    É muito gostoso ser lembrado, e mais ainda quando as pessoas dão bom testemunho a nosso respeito. A recomendação de Paulo sobre Febe foi inspirada pelo Espírito Santo e passou a fazer parte de nossa Bíblia. Esta preciosa irmã ganhou o galardão de ser lembrada como modelo de serva de Deus, serva da igreja, dos irmãos e do próprio apóstolo Paulo. Não apenas isso, mas também como aquela que promoveu muitos outros, como patrocinadora deles. Febe não só desenvolveu o próprio ministério, mas ajudou outros a fazê-lo.

    Enquanto lê essas palavras, pense em quem você considera um modelo de serviço aos irmãos e ore por ele ou ela. Certamente Deus trará à sua memória pessoas que ajudaram e desenvolveram você para que estivesse firme no Senhor hoje. Eles foram seus patrocinadores e ministros do evangelho na sua vida, como Febe foi para Paulo. Que menção preciosa e inspiradora para nós!

    Para se aprofundar no assunto, leia também:

    1 Tm 3:8-11; Tt 2

    Pensando na porção de hoje, sugerimos este louvor para você ouvir e meditar:

    Casa do Pai - Aline Barros

    https://youtu.be/fNj0PnA4xvw?si=Obm7GuOdLir4iJVo


    Vamos orar:

    Pai querido, sou grato pelos irmãos e irmãs que, ao longo da minha jornada até aqui, foram verdadeiros patrocinadores da minha fé. Peço que os abençoe com toda sorte de bênçãos espirituais, em Cristo. Ajuda-me a ser, também, um patrocinador da fé de irmãos e irmãs na igreja, que é o Teu Corpo. Peço em nome de Jesus, amém.

    Más Menos
    5 m

Lo que los oyentes dicen sobre Igreja no Guará

Calificaciones medias de los clientes

Reseñas - Selecciona las pestañas a continuación para cambiar el origen de las reseñas.