• Glorifiquem a Deus a uma só voz!

  • Jul 19 2024
  • Duración: 8 m
  • Podcast

Glorifiquem a Deus a uma só voz!  Por  arte de portada

Glorifiquem a Deus a uma só voz!

  • Resumen

  • “Ora, o Deus da paciência e da consolação lhes conceda o mesmo modo de pensar de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que vocês, unânimes e a uma só voz, glorifiquem o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, acolham uns aos outros, como também Cristo acolheu vocês para a glória de Deus” (Rm 15:5-7).


    Em Romanos 15, nos versículos 5 e 6, Paulo orou a Deus pelo derramamento do espírito de amor e de unidade sobre os irmãos em Roma, unidade que seria estabelecida e preservada à medida que o forte e o fraco vivenciassem o ensinamento do apóstolo no capítulo 14 e versos 1 a 3, do capítulo 15.

    Paulo referiu-se ao Senhor como o Deus da paciência e da consolação, um Deus que nos ama além dos nossos erros e está pronto a consolar aqueles que estão abatidos. Estar no amor de Cristo nos leva a expressá-Lo como amor aos irmãos e ao próximo, habilitando-nos a também sermos pacientes uns com os outros e mutuamente confortadores, por termos a mesma esperança.

    A unidade é fruto de um viver centrado em Cristo e conformado à Sua imagem, não de um método ou de uma busca específica pela mútua concordância sobre questões secundárias ou controversas, como as que dividiam os romanos. Ela é um subproduto de uma busca ativa de cada membro e de toda a congregação por seguir a Cristo, tendo como prioridade o crescimento espiritual, a proclamação do evangelho, a mútua edificação e a adoração coletiva, colocando o interesse de cada irmão acima dos nossos (Fp 2:4-7).

    Se compreendermos que, mesmo na diversidade de dons, experiências e de manifestações da graça (1Pe 4:10), temos um só foco, que é Cristo, glorificaremos a Deus a uma só voz, e deixaremos de lado diferenças culturais, de opinião e de práticas sobre questões não essenciais. A adoração ao Senhor pelo louvor da congregação só glorifica a Deus de forma digna e a oração coletiva só é ouvida por Deus quando há unidade de espírito, sem contendas e rixas (Is 58:4).

    Nos serviços, caminhar juntos com a mesma disposição de mente demanda que todos os membros do Corpo estejam encabeçados por Cristo, mantendo comunhão e oração e buscando a mútua ajuda e edificação, em humildade e com propósito convergente, que é a glorificação do Senhor (Ef 4:11-16; Fp 2:1-7).

    Em Romanos 15:7, Paulo acrescentou que a unidade cristã é baseada em nossa justificação em Cristo. Só quando compreendemos que somos aceitos por Cristo e vivemos em resposta a isso, em vez de vivermos a fim de sermos aceitos por Ele, acolheremos as pessoas. Os legalistas, aqueles que pensam ser necessário manter o favor de Deus por meio do próprio caráter ou comportamento, precisam se justificar o tempo todo e procuram aquietar a própria consciência comparando-se aos outros e encontrando defeitos neles. O resultado é uma profunda insegurança e um espírito crítico, que leva a toda sorte de embates. Se vivermos assim, sentiremos a necessidade de dizer aos outros como se justificarem, insistindo que trilhem a mesma estrada que nós.

    Assim, para uma pessoa sem entendimento do evangelho, diferenças de opinião e prática são insuperáveis. Contudo, se compreendermos que somos aceitos apesar de nossas falhas e deficiências, seremos capacitados a aceitar os outros apesar de suas e das nossas limitações.

    Deus sempre opera a fim de que haja unidade no evangelho acima de toda divisão e discordância. Quando os cristãos romanos – judeus e gentios, fracos e fortes, ricos e pobres – se encontravam para louvar a raiz de Jessé, Cristo Jesus (v. 12), expressavam o “espírito de unidade, segundo Cristo Jesus” (v. 5, NVI), corporificando assim o plano de Deus e trazendo-Lhe glória (v. 6). Somente Deus pode gerar esse tipo de unidade, razão pela qual Paulo orou para que o Senhor a concedesse por meio do Seu Espírito (v.13). Essa também deve ser a nossa oração.

    Para se aprofundar no assunto, leia também:

    Rm 12:16; Fp 2:1-11; Ef 4:11-16; 1Co 1:10-13; Jo 17:21-23.

    Más Menos
activate_primeday_promo_in_buybox_DT

Lo que los oyentes dicen sobre Glorifiquem a Deus a uma só voz!

Calificaciones medias de los clientes

Reseñas - Selecciona las pestañas a continuación para cambiar el origen de las reseñas.