Macuxicast

De: Luiz Valério
  • Resumen

  • Um podcast dedicado a discutir a cultura, a música, a literatura, as artes e o jeito de vivem de que vive na Amazônia brasileira. Feito pelos jornalistas Edgar Borges, Luiz Valério e a poeta Zanny Adayralba, gente que vive na Amazônia, exatamente em Roraima, no Extremo Norte do Brasil.

    ...........................

    Macuxi é a denominação étnica de um dos povos originários da América do Sul, mais precisamente situado na região circum-Roraima, cujo ponto “zero” é o Monte Roraima. Macuxi é também uma espécie de sinônimo para roraimense, aquele(a) que nasce em Roraima.
    Copyright Luiz Valério
    Más Menos
Episodios
  • Reginaldo Gomes: Roraima está encravada no coração da Ilha das Guianas
    Jul 9 2021
    Você sabia que Roraima fica dentro de uma ilha? Já havia parado para pensar nisso ou nunca cogitou essa possibilidade? Pois é. Roraima faz parte da Ilha das Guianas, um complexo geológico encravado na América do Sul e que, nos anos de colonização, durante o Brasil Império, foi alvo de cobiça por suas riquezas e serviu de cenário para conflitos entre indígenas, europeus, mercenários e piratas. Parece coisa da franquia de filmes “Piratas do Caribe”, mas não é. E quem sustentou e provou a tese de Roraima como parte integrante da Ilha das Guianas foi o professor-doutor Reginaldo Gomes, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ele é o nosso entrevistado deste episódio do podcast de cultura, Macuxicast.
    Reginaldo Gomes é autor, dentre outros, de quatro livros que evidenciam a sua expertise de professor/pesquisador/investigador na área da História da Amazônia. As obras foram lançadas recentemente e são um achado para quem quer saber mais sobre a história de Roraima, enfim, para quem busca entendimento amplo sobre o que vem a ser Ilha das Guiana e a Amazônia Caribenha. Neste episódio do Macuxicast, nós conversamos sobre o processo de construção dessas obras, quais sejam: Amazônia Caribenha - Memória e História - O trajeto e o desdobramento em outras narrativas históricas de uma família nordestina para Roraima; Amazônia Caribenha - Processos históricos e os desdobramentos socioculturais e geopolíticos da ilha das Guiana; Projeto Kuwai Kîrî - A experiência amazônica dos índios urbanos de Boa Vista; e, por fim, Fazenda e Trabalho na Amazônia - O caso Berbice (1726-1736), do qual foi organizador.
    Autoridade em história da Amazônia e de Roraima, o professor Reginaldo Gomes tem viajado o mundo nos últimos anos, garimpando documentos que comprovem e fundamentem sua tese. E, como bom investigador acadêmico, ele percorreu universidades da Guyana ao Suriname, de Roraima à Holanda e, assim, conseguiu reunir documentos históricos e cartográficos que comprovaram a sua tese. Sua empreitada foi exitosa. Gomes conseguiu mudar a cartografia deste pedaço da América do Sul e, assim, fez inserir no mapa o traçado da Ilha das Guianas, da qual Roraima faz parte, com toda sua exuberância e herança histórica, e a marca das influências da cultura caribenha.
    Os países Guiana e Suriname ficam no centro da Ilha das Guianas, território único que compõe maior ilha marítifluvial do planeta. Isso significa que a Ilha das Guianas é, ao mesmo tempo, atlântica, caribenha e amazônica, tendo como principais demarcações os dois principais rios do norte da América do Sul, o Amazonas e o Orinoco, e interconexão natural entre eles pelo canal Cassiquiare e o rio Negro. Já sua parte setentrional é dividida meio pelo rio Essequibo. Além de Suriname e Guiana, esse território é compartilhado, aqui no Brasil, pelo estados de Amapá, Roraima e a calha norte do Amazonas de todo o estado do Pará e do Amazonas e também pela Venezuela – passando pelos estados de Delta Amacuro, Bolívar e Amazonas – além da França (Surimane).
    A Ilha das Guianas tem uma área total de 1,7 milhão de km² e quase sete milhões de habitantes, considerando a localidades limítrofes, com cidades industriais como Manaus, Puerto Ordaz e Linden, além de polos regionais como Boa Vista, Macapá, Caiena, Puerto Ayacucho e São Gabriel da Cachoeira. (Informações da revista Carta Capital)

    ---

    Send in a voice message: https://anchor.fm/macuxicast/message
    Más Menos
    22 m
  • Bebeco, o doutor das notas, acordes e canções
    Mar 12 2021
    Bebeco Pujucan poderia ter sido um advogado como outros de sua família, mas optou por trilhar o caminho da arte e atuar na área da composição e da produção musical (e até como ator se surgem oportunidades).   
    À sombra das árvores do quintal do Parixara, nome do estúdio que montou assim que voltou dos estudos musicais no Rio de Janeiro, Bebeco cria músicas, fomenta iniciativas culturais de seus parceiros e cria novos projetos, sempre de olho no próximo desafio a ser superado.
    A décima-sétima edição do Macuxicast traz um pouco da jornada deste polivalente agente cultural de Roraima, abrindo espaço para seus planos futuros. Confira e compartilhe. 
    Siga-nos no Twitter e no Instagram: somos @macuxicast, o podcast de cultura da Amazônia.

    ---

    Send in a voice message: https://anchor.fm/macuxicast/message
    Más Menos
    35 m
  • Eli Macuxi, uma mulher entre causas e versos
    Mar 5 2021
    Ela é apaixonada por poemas aliterados. E por gatos. Uma mulher múltipla, como todas. E mais um pouco. Professora, poeta, historiadora, poeta, mãe, poeta, fotógrafa, poeta. Eli Macuxi, poeta. Ela é a nossa entrevistada deste episódio do Macuxicast.
    Como professora, Eli é amada. Como ativista de tantas causas, afiada, cortante, certeira. No campo da poesia, virou objeto de estudo. Dona de uma voz terna, ela se diz movida pela raiva, muitas vezes. Uma raiva indignada que a impulsiona a criar poemas escritos ou imagéticos, congelando e eternizando momentos.
    Nossa conversa com Eli Macuxi mostra um pouco do muito que é esta mulher. Entre uma frase e outra ela sorri, enquanto seu peito grita por alguma causa já adotada ou por vir. Porque ela nunca para. Ainda bem.
    Aperta o play e confere o novo episódio do Macuxicast.

    ---

    Send in a voice message: https://anchor.fm/macuxicast/message
    Más Menos
    28 m

Lo que los oyentes dicen sobre Macuxicast

Calificaciones medias de los clientes

Reseñas - Selecciona las pestañas a continuación para cambiar el origen de las reseñas.