Episodios

  • Um bom Samaritano
    Dec 14 2023

    Título da ministração: Um bom samaritano

    Texto base: Lucas 10.30-37

    "³⁰ Em resposta, disse Jesus: "Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.

    ³¹ Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.

    ³² E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.

    ³³ Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.

    ³⁴ Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.

    ³⁵ No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.

    ³⁶ "Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? "

    ³⁷ "Aquele que teve misericórdia dele", respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: "Vá e faça o mesmo"."


    É interessante o fato de que Jesus alguns versículos antes não tinha sido recebido pelos samaritanos (Lucas 9:52-54) mas mesmo assim na mensagem que Ele prega o foco central é dizer que todo aquele que precisa de ajuda é seu próximo. E como ator principal da parábola temos um Samaritano que apresenta ser alguém bom.


    Essa parábola tem também mais outros dois personagens importantes. Dois religiosos! Mas por que esses dois personagens são tão importantes?! Porque eles eram intimamente ligados a Deus. Um era sacerdote, aquele responsável por apresentar o sacrifício diante de Deus. E o outro era levita, responsável por entoar cânticos e louvores ao Rei dos Reis. Mas mesmo sendo servos do Deus altíssimo que é rico em compaixão, esses dois religiosos escolheram passar pelo outro lado da estrada.


    Esse ato de passar pelo outro lado da estrada é como uma forma articulada e cínica de dizer que: "não quero me meter com esse problema não" ou que "na verdade esse problema não é meu". Nós mascaramos esse tipo de atitude com frases do tipo: "Tenho horário marcado!", "Não posso me atrasar para o culto.", entre outras frases.


    E para finalizar a parábola, mais uma vez Jesus nos surpreende transformando aquele que era improvável em provável! Porque a pergunta veio de um mestre da lei que era Judeu, só que o personagem que mais exerceu misericórdia e amor para com o próximo na parábola de Jesus foi um samaritano. Jesus não fez nada sem querer, na verdade isso foi provocativo para demonstrar que o próximo nem sempre vai vir do meio do seu povo. Mas o próximo todas as vezes vai ser aquele que precisa de sua ajuda.

    Más Menos
    4 m
  • Coisas ruins acontecem com pessoas boas!
    Dec 12 2023

    Título da ministração: Coisas ruins acontecem com pessoas boas Texto base: Deuteronômio 19:4-6 "⁴ E este é o caso tocante ao homicida, que se acolher ali, para que viva; aquele que por engano ferir o seu próximo, a quem não odiava antes; ⁵ Como aquele que entrar com o seu próximo no bosque, para cortar lenha, e, pondo força na sua mão com o machado para cortar a árvore, o ferro saltar do cabo e ferir o seu próximo e este morrer, aquele se acolherá a uma destas cidades, e viverá; ⁶ Para que o vingador do sangue não vá após o homicida, quando se enfurecer o seu coração, e o alcançar, por ser comprido o caminho, e lhe tire a vida; porque não é culpado de morte, pois o não odiava antes." Parece que não, mas temos a tendência de acreditar que nós como filhos de Deus devemos vivenciar somente aquilo que é bom, perfeito e agradável! Vivemos em uma bolha de prosperidade que não pode estourar. Mas caso estoure provavelmente é porque estamos em pecado ou porque temos algo para aprender. Mas a questão é que em Deuteronômio somos ensinados que coisas ruins acontecem com pessoas boas também, assim como acontecem com pessoas más. Sejamos sinceros, parece estranho acreditar que Deus não interfere nos acontecimentos para impedir que pessoas boas sofram acidentes que as levem a sofrer. Mas a realidade é que somente Deus sabe de todas as coisas. Se Ele tem algum propósito nisso, Ele o sabe, se Ele simplesmente está deixando a vida acontecer (não como alguém que pode ser surpreendido), Ele o sabe! O que nós temos com isso. Soberania é isso! Mas o que podemos aprender com esse ensinamento? É que Deus deixa que coisas ruins aconteçam com pessoas boas também, pois todos nós somos iguais diante dEle. Todos precisamos de arrependimento e salvação. Todos sentimos calor e frio, todos estamos debaixo do mesmo sol. Agora para finalizarmos: Por acaso você já viu alguém que aparentemente é bom ser prejudicado por outra pessoa? Você já viu alguém que é bom prejudicar outra pessoa sem querer? E como você lida com esse tipo de situação?


    Más Menos
    3 m
  • No mundo tereis aflições
    Oct 9 2023

    Título da ministração: No mundo tereis aflições

    Texto base: João 17:15-23

    "Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. [...]"


    Nós sabemos que boa parte dos que seguiam Jesus foram mortos brutalmente por causa do nome dEle.


    Então qual o sentido de Jesus ter dito que orava para que o Pai os guardasse do maligno?


    Vamos lembrar do que Jesus disse em Lucas 22:31-32: "Jesus continuou:

    - Simão, Simão, escute bem! Satanás já conseguiu licença para pôr vocês à prova. Ele vai peneirar vocês como o lavrador peneira o trigo a fim de separá-lo da palha. Mas eu tenho orado por você, Simão, para que não lhe falte fé.".


    Aqui nessa passagem Jesus orava para o Pai para que os guardasse a fé, para que fossem fortificados no momento da dificuldade! Não para isentá-los dos problemas, mas sim para serem suportados nesses momentos pela mão poderosa do Senhor.


    "No mundo tereis aflições" é uma afirmação e não uma pergunta. Jesus sempre soube que teríamos vários problemas e dificuldades enquanto aqui na terra. Mas o que ele sabia também é que era possível suportar tudo isso pela fé! Mas que fé? Fé na volta dEle e na esperança de um dia vê-lo, sabendo que seremos transformados naquilo que perseguimos.

    É fácil falar de fé quando estamos confortáveis, mas e quando estamos passando por problemas, e quando tudo indica que irá dar errado? Será que conseguimos exercer essa confiança de que aquele que planejou nossa redenção poderá dar conta de coisas simples como nossos problemas?


    Às vezes deixamos Deus longe demais dizendo que Ele tem coisas mais importantes para fazer do que nos ajudar a ajustar nossas vidas, ajustando essa bagunça que fazemos!


    Mas também tem o contrário disso, onde deixamos Deus perto demais e transformamos nossa visão dEle em algo como um gênio da lâmpada, que vive para nos servir e resolver todas as coisas para nós.


    Temos que tomar cuidado com os excessos! Nosso Deus é um Deus pessoal que se importa com o dia a dia dos seus filhos, mas também é um Deus que deseja que todos nós sejamos fortalecidos na fé através das dificuldades. É por isso que na oração do Pai nosso tem espaço para pedir o pão de cada dia, mas também tem espaço para pedir que não nos deixeis cair em tentação. Ou seja, há espaço nas orações para pedir coisas que precisamos para sobreviver na terra, e há espaço para pedir forças a Deus para suportar a tribulação.


    A mensagem contida em João 17:15-23 é linda, não perca a oportunidade de lê-la!


    Agora para finalizarmos:

    Você provavelmente não tem um dia fácil! Mas imagine que em todos esses momentos sejam eles bons ou ruins Cristo esteja com você. Como você acha que Ele pediria para você agir diante desses problemas?

    Seja sincero com você mesmo, você acredita ter agido da melhor forma? Se não, ore para que Cristo possa lhe transformar em uma nova criatura todos os dias, para que assim você consiga suportar todos os problemas e assim exercitar a fé que excede o entendimento humano.

    Más Menos
    4 m
  • A estrela mais importante da história!
    Aug 7 2023

    Título da ministração: A estrela mais importante da história!


    Texto base: Mateus 2:2

    "e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo"."


    Quando olhamos para as estrelas no céu, vemos a luz que elas emitiram há muito tempo atrás, e essa luz levou anos, décadas, milênios ou até milhões de anos para chegar até nós, dependendo da distância da estrela.


    Se a estrela estiver relativamente próxima, como as estrelas na nossa vizinhança galáctica, é provável que ela ainda exista. No entanto, para estrelas mais distantes ou particularmente para estrelas massivas que têm vidas curtas (de apenas alguns milhões de anos), há uma possibilidade de que elas já tenham morrido e se tornado supernovas ou outros objetos astronômicos. A luz da explosão ou do evento final ainda pode não ter chegado até nós.


    Então, quando olhamos para o céu estrelado, vemos uma mistura de estrelas em diferentes estágios de suas vidas, e algumas delas podem de fato já não existir mais no estado em que as vemos. É uma das coisas fascinantes sobre a astronomia: o céu noturno é como uma janela para o passado.


    Depois de toda essa conversa sobre estrela talvez você esteja se perguntando o porquê de tudo isso. A real é que expliquei tudo isso sobre as estrelas para que você possa compreender como o nosso Deus é perfeito! Pois ele concebeu essa estrela no tempo exato para que ela brilhasse ou talvez para que a luz dela chegasse até nós no momento preciso do nascimento de Cristo! E assim orientasse os magos para irem até nosso Salvador.


    E assim o Senhor faz com todos os seus filhos, Ele concebe em seu coração e traz a existência aquilo que não existe como se já existisse no momento perfeito. Nada que Ele faz está atrasado ou adiantado, tudo que ele cria tem propósito e tempo de evidência. A sua vinda através do seu filho, a sua crucificação, sua segunda vinda! Tudo isso está agendado no despertador celestial que sempre apita no momento exato.



    Agora para finalizarmos:

    Quero que você pense em como as coisas acontecem em tempo harmonioso na sua vida! Talvez algumas coisas você ainda não compreenda, mas experimente pensar nas coisas do passado onde não poderiam ter acontecido em um tempo melhor do que aconteceram. E quando você lembrar, reflita sobre como o Senhor é mais pontual do que qualquer tipo de alarme, mais preciso do que qualquer cálculo matemático e como Ele é mais perfeito em seus planos do que qualquer outro administrador.


    Créditos Wesley Santos

    Más Menos
    4 m
  • Me dê unção e não a cruz Senhor!
    Jul 25 2023

    Título da ministração: Me dê unção e não a cruz Senhor!


    Texto base: Atos 8:18-19

    "Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro e disse: “Dêem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo”."


    Ei, Simão! Sim, sim…é você mesmo! Você que sempre pede ao Senhor para que Ele o unja com sua unção e rejeita toda vez que Ele derrama sobre você a cruz de Cristo! Parece duro, mas é verdade, muitas vezes nos comportamos iguais a Simão, pedimos a Deus para ver sinais e maravilhas, milagres, curas, poder sendo manifestado, mas quando temos a oportunidade de dar testemunho de Cristo através da cruz, rejeitamos!


    Porque eu deveria querer sofrer se posso caminhar de glória em glória, certo?


    Talvez não digamos tais coisas de forma tão explícita, pois seríamos julgados. Mas quer ver como essa frase se infiltrou em nossos dias atuais de maneira sutil? Sabe quando vamos cumprimentar um irmão em Cristo e dizemos: "Paz irmão! Só na glória?". E nosso irmão nos responde: "Só na benção irmão!" e então os dois seguem o rumo de onde estavam indo anteriormente antes de serem abordados por uma frase que cumpre um ritual.


    Se de fato nos importássemos com nosso irmão não ficaríamos o cumprimentando com a resposta que desejamos que ele desse!


    Isso se compara com a frase: "Iai meu amigo, como você está? Bem né!?".


    Talvez sem perceber estamos sugerindo o tipo de resposta que esperamos, e também talvez por impulso ou talvez pelo fato de que necessitamos mostrar sempre que estamos bem respondemos aquilo que vai satisfazer o outro lado da conversa e terminar rápido aquele monólogo disfarçado de diálogo.


    Obviamente sei que existe também uma questão cultural onde nos acostumamos com frases que servem de cumprimento. Mas não deveríamos esfolar frases boas com sentidos vazios. Usar uma frase que poderia mostrar que você de fato se preocupa de uma forma banal, pode desvalorizar sua real preocupação.


    Mas sem perder o fio da meada, ainda sim falando sobre o fato de na grande maioria das vezes rejeitarmos a cruz de Cristo e praticamente implorarmos pela manifestação de algo sobrenatural, quero pontuar o quanto isso pode ser intoxicante para nós cristãos!


    Jesus veio ao mundo e fez coisas maravilhosas, mas no fim de tudo isso se entregou numa cruz por nós! Porém antes disso sofreu humilhação na sua própria terra, sofreu humilhação ao ser preso erroneamente, sofreu calúnia, perseguição e tudo que Ele não tinha direito!


    O que estou querendo dizer com isso é que o ministério de Cristo foi escrito em cima de muito sofrimento e amor compartilhado! O maior testemunho sobrenatural que podemos dar ao mundo é o amor ao invés do ódio! Na vida cristã muitas vezes vamos receber ódio e vamos entregar amor, vamos receber perseguição e vamos entregar oração pelo próximo. Essa é a maior manifestação que o mundo pode receber de nós.


    Então devo parar de pedir ao Senhor para viver coisas incríveis com Ele? De maneira nenhuma! Mas talvez você deva pedir primeiro para que Ele te ensine o que é incrível aos olhos dEle!


    Eu também estou incluído nessa mensagem, ok? Não quero correr o risco de você achar que me acho uma ovelha separada. Na verdade todos nós estamos a caminho da santificação através de Cristo até o céu. Não há um homem sequer justo aos olhos de Deus, por isso todos nós fomos justificados pelo sangue do cordeiro!


    Más Menos
    5 m
  • Cheio do Espírito e ainda aprendendo?
    Jul 17 2023

    Título da ministração: Cheio do Espírito e ainda aprendendo?


    Texto base: Atos 10:10-15

    "Pedro ficou com fome e quis comer alguma coisa. Enquanto o almoço estava sendo feito, ele teve uma visão. Viu o céu aberto e uma coisa parecida com um grande lençol amarrado pelas quatro pontas, que descia até o chão. Dentro daquilo havia todos os tipos de animais de quatro patas, de animais que se arrastam pelo chão e de aves. Então Pedro ouviu uma voz, que dizia: — Pedro, levante-se! Mate e coma! Pedro respondeu: — De jeito nenhum, Senhor! Eu nunca comi nenhuma coisa que a lei considera suja ou impura! A voz falou de novo com ele: — Não chame de impuro aquilo que Deus purificou."


    Aqui nesse texto a lei de Moisés predominava ainda na mente dos apóstolos. O que era natural já que o chamado aos gentios ainda não tinha sido revelado de uma forma tão clara para eles.


    Mas talvez o que nós não estejamos levando em consideração é o fato de Pedro ser um homem cheio do Espírito Santo, fazer milagres e maravilhas através do poder do Espírito e mesmo assim não compreender que Deus tinha um chamado a redenção para todos os homens.


    Sabe porque Pedro não tinha total compreensão daquilo que estava acontecendo ainda? Porque Pedro ainda sim era um homem como eu e você. E condicionado aos erros e acertos do dia-a-dia. Porém Pedro se deixava ser usado pelo Espírito Santo, e por isso era ferramenta ativa nas mãos do Senhor.


    A reflexão que quero fazer aqui hoje, é sobre o fato de muitas vezes nós estarmos julgando pessoas que aparentemente são cheias do Espírito Santo, pois é evidente o fruto gerado em suas vidas. Mas mesmo sendo cheias elas ainda continuam tendo dúvidas ou errando nas direções que tomam. E por isso nós as rejeitamos como pessoas que estão debaixo da direção de Deus.


    Um exemplo disso está em Atos 16:6-7 que diz: "E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, tentaram ir para Bitínia, mas o Espírito não lhe permitiu."


    Com apenas esse trecho vemos que às vezes vamos por direções que acreditamos ser a certa, mas o Espírito Santo muda nossos caminhos, mostrando-nos que não conhecemos o plano todo e por isso temos que seguir as direções dEle.


    Agora para finalizarmos:

    Podemos concluir então que somos homens imperfeitos trabalhando para um Deus perfeito e por causa disso acabamos querendo fazer as coisas da nossa maneira para agradá-lo quando na verdade o que Deus realmente quer é obediência. Não podemos conhecer o plano inteiro de Deus para nossas vidas e por isso acabamos as vezes indo para a direita, mas o Espírito Santo segundo a sua vontade pode nos mandar para a esquerda.


    Então devemos ter humildade e entender que nem sempre vamos acertar, e nem sempre aquele que está no púlpito vai acertar também, por isso devemos entender que o erro daquele que anuncia pode ser o nosso erro também.

    Más Menos
    4 m
  • Não vai muito longe heim ioiô!
    Jul 17 2023

    Título da ministração: Não vai muito longe heim ioiô! 🪀

    .

    .

    Texto base: Êxodo 8:28

    "Então disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao Senhor vosso Deus no deserto; somente que, indo, não vades longe; orai também por mim."

    .

    Ao ler essa passagem temos a imagem de um faraó totalmente do bem, que parece querer cooperar com os planos de Deus. E muitas vezes em nossa vida é assim, não?


    Parece até que aquelas pessoas que antes tentavam nos afastar do Senhor agora são até incentivadoras e isso pode sim acontecer, mas analisemos essa frase com mais atenção.


    "somente que, indo, não vades longe", basicamente o que o Faraó está dizendo é: "Pode até ir, mas assim, fique por perto, onde posso te vigiar e te conter no momento em que eu decidir". E isso acontece também com o pecado, ele nos dá corda para irmos em algum lugar que pareça ser longe dele, e no momento em que achamos que estamos afastados o suficiente ele nos puxa novamente para mostrar que ainda está no controle de nossas vontades.


    Parece até mesmo que o Faraó de fato apoia agora a decisão do povo de Deus de irem até o deserto dizendo: "orai também por mim". Obviamente seria um pedido sábio após todas as pragas que Deus mandou sobre o Egito. Mas com certeza não foi algo sincero já que após isso ainda sim o povo continuava cativo.


    E qual é a recomendação do nosso Senhor sobre isso? É para que nós nos mantenhamos o mais longe possível da face do mal. Isso não quer dizer que não falaremos mais com pessoas que precisam conhecer o arrependimento dos pecados. Mas significa que não nos assentaremos mais com eles para escarnecer.


    Os lugares que você frequenta, as pessoas que você empresta seus ouvidos, o que seus olhos almejam, tudo isso influencia em se você voltará para a face do mal como um ioiô ou resistirá ao inimigo para que ele fuja de você.


    Agora para finalizarmos:

    Se você hoje descobrisse que você tem sido um ioiô nas mãos do inimigo, onde você vai para frente e após algum tempo volta atrás com os mesmos hábitos. O que você acredita ser a melhor forma de cortar a corda que faz com que o ioiô volte todas as vezes? 🤨

    Más Menos
    3 m
  • Cresça igreja de Cristo!
    Jul 6 2023

    Título da ministração: Cresça igreja de Cristo!


    Texto base: Atos 9:31

    "A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor."


    A igreja está em paz? Então cresça!

    A igreja está passando por um período de calmaria? Então se fortifique!

    A igreja está no momento de bonança? Então seja encorajada!


    Há momentos na história da igreja onde há calmaria, onde há paz, e nesses momentos somos instruídos a crescer e se fortalecer, crescer no temor do Senhor!


    Em Provérbios 9:10 diz que o temor ao Senhor é o princípio da Sabedoria. Ou seja, cresça em sabedoria também igreja!


    Porque é tão importante que a igreja cresça e se fortifique nestes momentos? Porque após esse período de bonança vem a tribulação, onde a igreja é levada a dar testemunho do seu mestre através do sofrimento e do sacrifício. E quem não se fortaleceu neste período de paz, pode ter sua fé esmorecida de frente a tantas tristezas e dificuldades.


    Quando vamos acompanhando a história da igreja vemos que anos depois da igreja se fortalecer vem uma grande perseguição onde cristãos são mortos somente pelo fato de serem cristãos (o circo de Nero que o diga!).


    Houve também outros momentos de paz dentro da história da igreja, só que ao invés dela se fortalecer ela permitiu que muitas pessoas corruptas se introduzissem nas comunidades, tomando assim o controle da igreja, e com isso tivemos um período bem longo de corrupções e sujeiras dentro das igrejas.


    Ou seja, se a igreja se fortifica nesses momentos de paz, quando chega os momentos de tribulação a igreja permanece. Mesmo que alguns sejam abatidos.

    Agora quando a igreja afrouxa nesses momentos de paz. No momento da tribulação ela se amolda a forma do mundo.


    Agora para finalizarmos:

    Pense um pouco no momento que estamos vivendo. Você acredita que a igreja do Brasil está passando por um momento de paz ou de perseguição?


    Digamos que ela esteja passando por um momento de paz, você acredita que ela está se fortificando ou está cada vez mais se dividindo e afrouxando?





    Más Menos
    3 m