Episodios

  • E agora, Joe?
    Jul 5 2024

    Temas deste episódio: o que se passou com Joe Biden no debate de Atlanta? (até 5'); Biden ainda pode ser um bom Presidente se não é um bom candidato? (5'); ainda há espaço para bater Trump em novembro? (9'); Trump passou pelos pingos da chuva (14'), equipa Biden sobrepreparou o candidato e não o deixou descansar? (17'), Trump também revela sinais de velhice, mas são menos visíveis (24'), as lógicas insondáveis da ligação de Trump a parte do seu eleitorad (28'), e se Biden desistir mesmo? (30'), Biden aguenta a dureza física da campanha? (32'), quem poderia avançar nesta situação tão complicada? (35'); há tempo para a afirmação de um substituto? (37'); reeleição de Trump ditará o fim da demcrocia americana? (42'); casos Trump podem ser adiados (45').

    Más Menos
    50 m
  • Miguel Carvalho, os populismos e o fenómeno da radicalização
    Jun 2 2024

    Temas deste episódio: ainda é possível parar esta onda de radicalização política? (até 7’), como se processa a radicalização de uma pessoa “normal”? (até 13’), que responsabilidade tem o movimento MAGA neste fenómeno internacional? (até 18’), Chega mais próximo de Polónia e Hungria do que de EUA Trumpista (21’), melhor definição para já: “direita radical populista” (27’), estigmatizar os apoiantes do Chega não é a via correta (30’), tentar perceber o “efeito ferradura” (33’), ir onde mais ninguém ia e tirar benefícios políticos com isso (36’), temos que olhar para o que já se passa nas escolas portuguesas (39’), que rota ideológica poderão ter os jovens que hoje apoiam os movimentos radicais de direita? (44’), o que hoje é ‘punk’ é ser de extrema-direita (46’), como combater a narrativa falsa dos extremistas se eles vão “de Ferrari” nas redes sociais? (48’), exposições positivas dos imigrantes (50’), erro: colocar o Chega no mesmo patamar de análise de PS ou PSD (53’), a nova via das direitas radicais e populistas na Europa: atacar a Europa por dentro em vez de a querer destruir (57’), o que fazer para proteger a Democracia? (1h01’).

    Más Menos
    1 h y 7 m
  • Filipe Caetano, a Europa e o futuro da Ucrânia
    May 3 2024

    Temas deste episódio: a candidatura às eleições europeias (até 10’), como lidar com o perigo extremista? (10’), o que pode dominar a discussão nestas europeias? (14’), o desafio de agarrar o voto jovem (16’), faz sentido um confronto geracional no apelo ao voto? (20’), como defender a Democracia na Europa? (23’), o risco da perda da mediação (27’), novas plataformas de comunicação com a população (29’), os jovens ainda são mais de esquerda? (31’), como é que os russos olhar para a guerra na Ucrânia? (33’), como podem os ucranianos resistir à invasão? (36’), vem aí uma cedência territorial? (38’), Putin não é confiável: como negociar com ele? (41’) Gaza é o inferno na Terra (43’), fará toda a diferença para a Ucrânia ganhar Biden ou Trump (47’), Biden ainda tem ligeiro ascendente para poder ganhar em novembro (50’).

    Más Menos
    53 m
  • Joe Biden, especialista em Estados da União
    Mar 12 2024

    Temas deste episódio: Joe Biden volta a mostrar que é especialista em Estados de União (até aos 6‘), a bancada republicana perdeu o sentido institucional (6‘), o foco de Biden na defesa da Democracia e na condenação ao ataque ao Capitólio (10’), a idade encarada de frente, como faz a Madonna (12’), a Economia, o Aborto, a Política Externa (15’), “sou capitalista mas quero que todos paguem a sua justa parte” (17’), a posição impossível de Biden na guerra do Médio Oriente (21’), Nikki desistiu: o que fica? (27’), tudo em aberto para a eleição geral (37’), as possíveis transferências de voto de 2020 para 2024 (40’), há quatro anos, na mesma altura, Biden tinha 4 pontos de avanço (44’), como poderá ser a campanha nos próximos oito meses (48’), e os dois têm desaprovação muito elevada, faz lembrar 2016 (57)’.

    Más Menos
    1 h y 2 m
  • O que o New Hampshire nos mostrou
    Feb 1 2024

    Temas deste episódio: o que nos mostrou o New Hampshire (até aos 9‘), a força de Nikki nos independentes e moderados (9‘), a campanha de Haley sobrevive a uma derrota na Carolina do Sul? (13’), parte dos financiadores de DeSantis passou para Nikki (16’), Trump terá na eleição geral os votos dos republicanos que para já o contestam? (20’), as “mixed messages” de Nikki (24’), a eleição com mais fatores estranhos e imprevisíveis (29’), tudo se decidirá em margens apertadas (33’), o apoio judaico estará em causa para os democratas (35’), a interferência russa, iraniana e chinesa (38’), e os casos judiciais de Trump, não vão contar? (44’), Ron de Santis é o Beto O’Rourke dos republicanos? (47’), é muito cedo para ficar só com um candidato (50’), o que desbloqueará o apoio americano à Ucrânia ? (56’), Trump, Putin e Zelensky (59’), o risco da NATO em caso de vitória Trump (62’).

    Más Menos
    1 h y 2 m
  • Iowa, aqui vamos nós!
    Jan 9 2024

    Temas deste episódio: o ano de todas as eleições (até 5'), Nikki Haley é a cara do momento na corrida republicana (5’), devemos olhar muito para as sondagens nesta fase (7’), O balão de Ramaswamy já rebentou (10’), Os 50 pontos de avanço de Trump no campo republicano serão reversíveis? (13’), Pode Biden esperar a mobilização negativa anti-Trump mais próximo da eleição? (16’), #abandonBiden, a hashtag dos jovens democratas pró-Palestina (18’), Vai Biden resolver a falta de mobilização dos seus segmentos? (20’), E para o Congresso, como está a tendência? (22’), E os “terceiros candidatos”? (25’), A Economia e as perceções de quem vota (28’), Os problemas de comunicação dos democratas (30’), Apoiantes Trump com o triplo do entusiasmo (32’), 87% de quem votou Trump em 2020 discorda que “seria uma coisa boa um ditador mandar na América” (34’), Os jovens e a sua desconfiança democrática (36’), Primeira eleição presidencial pós invasão do Capitólio… provavelmente com um nomeado a ser aquele que a provocou (40’), Biden fez 57 ações presenciais em 13 estados diferentes nos dois meses finais da eleição 2020 (42’), Geórgia e Arizona continuarão a ser "azuis"? (46’), Há muito mais democratas do que republicanos a não concorrer à reeleição no Congresso (49’), como é que o americano comum tem sentido a necessidade, ou não, dos EUA manterem apoio militar à Ucrânia? (52’), Passagem de McCarthy para Johnson agravou comportamento "trumpista" da maioria republicana no Congresso (55’), Fará sentido fazer para a eleição de 2024 uma análise dentro dos parâmetros tradicionais, perante a IA e a desinformação? (60’)

    Más Menos
    1 h y 2 m
  • Lourenço Pereira Coutinho e a história dos Estados Unidos
    Dec 10 2023

    Temas deste episódio: Até onde pode ir Nikki Haley? (até 6'), Intro Lourenço Pereira Coutinho (6'), como foi possível fundar os EUA? (9'), "No Taxation without Representation": consentimento e representação; a contestação fiscal; a Boston Tea Party; o Stamp Act (12'), uma declaração em sistema aberto e num modelo baseado no Iluminismo (16'), quatro ideias fundamentais: uma república constitucional federada; a "predestinação" (um povo "selecionado", os "mais capazes"); a aversão ao longo braço do Estado; o puritanismo (20'),a "Doutrina Monroe" (25'), a influência dos EUA na independência do Brasil (27'), Wilson a criação da Sociedade das Nações, chumbada pelo Senado (30'), o Vietname e a crise social e política dos anos 60 (34'), eleições chave, crise e recuperação: Roosevelt em 1932, Reagan em 1980 e agora 2024 (37'), Biden e Trump outra vez? Como é possível não haver renovação, o país que a promove? (40'), a "nação jovem" impôs-se muito rapidamente, passou do isolacionismo à liderança global e aprendeu "on the job" (42'), uma história (contraditória) de Imigração (45'), a inversão dos democratas do Sul nos anos 60 (48'), o populismo é uma prática, não uma ideologia (51'), fazer das críticas aos "políticos de Washington" um trunfo eleitoral tem consequências (55'), o passado ajuda-nos a antecipar o que vai acontecer em 2024? (61').

    Más Menos
    1 h y 6 m
  • Ana Cavalieri e as "political trends" a um ano da eleição
    Nov 11 2023

    Temas deste episódio: A eleição de Mike Johnson para “speaker” do Câmara dos Representantes: Mike quê? (até 4'), como fica a ajuda americana à Ucrânia? (4'), Trump com vantagem mínima sobre Biden para 2024 (6'), o que pode valer na Kennedy na eleição geral como independente? (8')

    Conversa com Ana Cavalieri a partir do minuto 11

    Vamos mesmo ter novo duelo Biden/Trump? (12'), o que explica as dificuldades de Biden nas sondagens? (14'), Kennedy tira mais votos a Biden ou a Trump? (18'), Nikky Haley oy Ramaswamy têm alguma hipótese de tirar a nomeação a Trump? (23'), quanto vai contar a idade de Biden? (26'), e Trump, não terá o mesmo problema? (31'), o voto por correspondência e o voto presencial (39'), a democracia norte-americana está mesmo em risco? (46'), o polo radical é equivalente nos dois lados? Não haverá maior prevalência extremista na direita e menor na esquerda? (62'), Ron de Santis é extremista? (69'), e ainda há diferença entre republicanos e democratas no (não) reconhecimento de derrotas eleitorais? (74').

    Más Menos
    1 h y 19 m