Rodrigo Pacheco - Tem 5 minutos?

De: Rodrigo Pacheco
  • Resumen

  • É aquele papo de corredor que alguém pede para você 5mins e a conversa se estende um pouco pois o assunto vale a pena. De forma geral, os episódios falam sobre cultura organizacional, gestão e liderança como um todo, sempre contando uma história com uma empresa e/ou personagem central. E aí, como tá a sua agenda? Tem 5 minutos?
    Rodrigo Pacheco
    Más Menos
activate_WEBCRO358_DT_T2
Episodios
  • #57 - Empregos regulares são uma distração para quem quer empreender?
    Apr 17 2022

    Brian May (guitarrista do Queen), Phil Knight (fundador da Nike), Henry Ford, Bill Gates, Larry Page e Sergey Brin tem em comum comigo e (provavelmente) com você? 

    • Brian May fazia doutorado em astrofísica antes de focar no Queen;
    • Phil Knight foi contador durante 5 anos até focar na Nike;
    • Henry Ford era engenheiro de Thomas Edison até largar o emprego para se dedicar à Ford;
    • Bill Gates só focou na Microsoft após 2 anos focado na Universidade;

    Esses e outros nomes de grandes sucessos que conhecemos optaram por equilibrar o risco com alguma segurança social ou econômica antes de focarem em seus projetos. Muitas dessas histórias não enchem palestras e vendem best-sellers, mas é a realidade. Por mais romântico que seja você largar tudo e focar no seu sonho, isso não é garantia de sucesso algum. 

    No livro Originais, de Adam Grant, o autor explora um estudo que traz, entre outras coisas, resultados como este: os empreendedores que mantiveram seus empregos apresentaram probabilidade 33% menor de fracassar do que os que se demitiram.

    É sobre isso que falei no episódio de hoje. Tem 5 minutos?

    Más Menos
    11 m
  • #56 - Cai o Muro de Berlim, surgem as Fronteiras
    Mar 22 2022

    Pouco mais de 30 anos depois da queda do muro de Berlim, o mundo tem mais barreiras do que nunca. 

    O peso da burocracia das fronteiras (ou a sua própria existência) impacta diretamente no desenvolvimento econômico e social de todo o planeta.

    Se todos os países desenvolvidos deixassem entrar apenas 3% a mais de imigrantes, os pobres do mundo já teriam 305 bilhões de dólares a mais para gastar, dizem pesquisadores do Banco Mundial. Essa soma equivale a 3x o total de toda a ajuda financeira a países em desenvolvimento.

    Muito mais importante que ações humanitárias, a abertura das fronteiras traria ainda mais desenvolvimento para países pobres.

    Tem (pouco mais que) 5 minutos?

    Más Menos
    17 m
  • #55 - Liberdade de Expressão não justifica a intolerância: caso Monark
    Feb 9 2022

    É preciso não tolerar os intolerantes, já dizia Karl Popper. O intolerante usa a intolerância dos outros para extinguir a tolerância.

    Portanto, é inaceitável que alguém defenda uma ideia que é fundamentada na exclusão, no genocídio ou na intolerância como uma forma de liberdade de dizer o que quer.

    Quantas falas rasas, vazias e sem fundamentos foram ditas por pessoas que hoje são: comentaristas da Jovem Pan, influencers milionários, Ministros do Bolsonaro, Deputado(a) Federal ou até presidente da república?

    Se por um lado, muitas pessoas ignorantes provaram suas incapacidades por meio de uma opinião que os levaram a assumir grandes cargos públicos, por outro lado haverá sempre reações na sociedade que os lembrarão do quanto precisamos questionar tamanhos absurdos.

    Tem 5 minutos?

    Más Menos
    8 m

Lo que los oyentes dicen sobre Rodrigo Pacheco - Tem 5 minutos?

Calificaciones medias de los clientes

Reseñas - Selecciona las pestañas a continuación para cambiar el origen de las reseñas.