• Sábios e simples

  • Jul 26 2024
  • Duración: 6 m
  • Podcast

  • Resumen

  • “Pois a obediência de vocês é conhecida por todos; por isso, me alegro por causa de vocês. Quero que sejam sábios no que diz respeito ao bem e simples no que diz respeito ao mal. E o Deus da paz, em breve, esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês” (Rm 16:19-20a).


    No capítulo 16 de Romanos, entre as saudações finais da epístola, Paulo apresentou uma admoestação e uma promessa. Nos versículos 17 e 18, o apóstolo advertiu os romanos a se atentarem contra os que provocavam ativamente divisões e escândalos, propagando falsas doutrinas, não servindo a Cristo, mas aos próprios interesses.

    Diferentemente do acolhimento que era devido aos irmãos que possuiam práticas ou opiniões diferentes sobre questões secundárias (Rm 14 e 15), Paulo exortou os romanos a se manterem vigilantes e a se afastarem desses falsos mestres, os quais já atuavam, por exemplo, nas igrejas da Galácia (Gl 4:17; 5:7-10).

    Hoje devemos receber com grande interesse a Palavra pregada, mas com igual atenção, devemos examinar as escrituras para conferir tais palavras com o evangelho e as verdades fundamentais (Ef 4:14; 1Ts 5:21; Tt 1:9; 1Co 14:20, 29). Devemos estar atentos, pois as falsas doutrinas podem ser persuasivas e sutis, mas seu resultado é engano e morte espiritual (2 Pe 2:1-3; Mt 7:15; Mt 24:24; Gl 1:8; Fp 3:18-20; 2Jo 1:9; Cl 2:18-19; 2Tm 4:3).

    No versículo 19, Paulo recomendou aos cristãos romanos serem “sábios no que diz respeito ao bem e simples no que diz respeito ao mal”. Paulo se alegrou da reputação universal dos romanos como obedientes à Palavra de Deus e os encorajou a combinarem a simplicidade com que receberam as sãs doutrinas com uma sabedoria e maturidade para discernir o bem e se afastar da malícia e de maus obreiros.

    Os cristãos devem buscar sabedoria e discernimento em relação à verdade, não sendo ignorantes a respeito da doutrina cristã, mas “sábios como as serpentes e inocentes como as pombas” (Mt 10:16). Devem aprender mais sobre como fazer o bem, amar e obedecer a Deus (Fp 4:8), e recusar a ter qualquer ligação com o mal ou o que não esteja de acordo com o evangelho.

    Paulo terminou com grande encorajamento no versículo 20: “E o Deus da paz, em breve, esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês.” Satanás é o grande mentiroso e uma de suas armas é o ensino egocêntrico, promotor de dissensões. Entretanto, ele foi, está sendo e será derrotado. Esse encorajamento de Paulo remete à promessa de Deus ao homem no Éden, realizada quando Jesus esmagou a cabeça da serpente na cruz. Como Seu Corpo, também nos é prometido o triunfo sobre o inimigo hoje e ainda em Sua segunda vinda (Gn 3:15; Ap 17:14; 1Co 6:3).

    Satanás é derrotado cada vez que alguém deposita a sua fé em Cristo, recebe a justificação e escapa da condenação eterna; cada vez que um cristão obedece a seu Pai com alegria; e cada vez que os membros do povo de Deus adoram juntos em fé e unidade, glorificando a Deus. Mesmo diante das artimanhas e oposição do inimigo, maior é Aquele que está em nós do que aquele que está no mundo (1Jo 4:4). Tenhamos confiança de que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 16:20b) há de estar conosco, operando por nosso intermédio para derrotar o inimigo e nos levar à vitória com Cristo!

    Para se aprofundar no assunto, leia também:

    At 17:11; 1 Co 14:20; Mt 10:16; Jr 4:22; Ef 4:13-14; 2Pe 2:1-3; 2Jo 1:9

    Muitas outras passagens bíblicas foram incluídas no texto, então não se esqueça de conferir!

    Pensando na porção de hoje, sugerimos este louvor para você ouvir e meditar:

    Conteúdo - Grupo Logos

    https://youtu.be/A8NTvOcEbSc

    O link está na descrição.

    Más Menos
activate_primeday_promo_in_buybox_DT

Lo que los oyentes dicen sobre Sábios e simples

Calificaciones medias de los clientes

Reseñas - Selecciona las pestañas a continuación para cambiar el origen de las reseñas.