Dahlia Talks

By: Dahlia Capital
  • Summary

  • Acompanhe em nosso podcast Dahlia Talks os áudios das nossas cartas, entrevistas do time de gestão e demais conteúdos relacionados às nossas teses. Link cartas: https://www.dahliacapital.com.br/blog
    Dahlia Capital
    Show more Show less
Episodes
  • Carta Julho/24: Recessão ou não?
    Aug 7 2024

    Nos últimos meses, os analistas de mercado mudaram de opinião sobre o desempenho da economia americana, assim como mudamos de roupa. Em fevereiro, o cenário era de recessão, passou para estagnação em maio e voltou para recessão atualmente, com um superaquecimento em junho. Na última semana, ganhou força a narrativa de a economia potencialmente entrar em recessão, apesar de os dados ainda não sugerirem isso.


    Por que isso é importante? Em 2004, ano das Olimpíadas de Atenas, os estrategistas do então banco Merrill Lynch desenvolveram a teoria do Investment Clock. De acordo com eles, o desempenho dos ativos financeiros pode ser determinado por uma combinação entre crescimento econômico e inflação. Eles então criaram quatro quadrantes, para a combinação de cada um dos cenários: maior ou menor crescimento, maior ou menor inflação.


    Parte da volatilidade recente dos mercados foi atribuída a uma mudança de visão sobre os rumos da economia americana, que poderia entrar em recessão nos próximos trimestres. Será isso mesmo?

    Show more Show less
    8 mins
  • Carta Junho/24: Sobre equilíbrios
    Jul 4 2024

    Caros(as) cotistas e parceiros(as),


    A física mecânica trata principalmente de dois tipos de equilíbrio: os estáveis e os instáveis. Em um equilíbrio estável, se o sistema for perturbado, ele tende a retornar ao estado de equilíbrio original. É como uma bola no fundo de uma tigela oval; se você a empurrar contra a parede, ela rolará de volta para o fundo.


    O Brasil tem experimentado períodos de equilíbrio econômico estável ao longo de sua história recente, mas esses períodos são frequentemente frágeis e vulneráveis a perturbações, especialmente diante de atitudes populistas dos governos.


    A gestão fiscal é um dos principais desafios para a estabilidade econômica no Brasil. O país tem uma história de déficits fiscais elevados e crescimento da dívida pública. Em períodos de estabilidade econômica, as receitas do governo tendem a aumentar, permitindo investimentos em infraestrutura e programas sociais. No entanto, políticas fiscais irresponsáveis, como aumento excessivo dos gastos públicos sem correspondentes aumentos de receita, podem rapidamente desestabilizar as finanças públicas.


    Será que o movimento recente do dólar significa que estamos no pico de um morro ou no fundo de uma tigela?


    Show more Show less
    9 mins
  • Carta Maio/24: "É a economia, estúpido"
    Jun 6 2024

    Caros(as) cotistas e parceiros(as),


    Neste último final de semana, os mercados foram surpreendidos pela eleição de Claudia Sheinbaum, como a primeira mulher a ser eleita presidente do México. A surpresa não veio pelo fato de ela ser mulher, uma vez que a segunda colocada Xóchitl Galvéz, uma bem-sucedida empresária mexicana, também é mulher. Também não houve surpresa na vitória em si, já que Claudia liderou as pesquisas durante toda campanha. A vantagem nas urnas e a eleição de maioria absoluta do partido MORENA na Câmara e no Senado é que surpreenderam os mercados e os analistas políticos.


    Muitas teorias sobre o que aconteceu com a eleição no México serão elaboradas nas próximas semanas ou meses. Por enquanto, a nossa explicação simplista parece ser: “É a economia, estúpido”. O México vem passando por um ciclo positivo de crescimento, sustentado pela economia americana e pelo processo de near shoring. A disputa comercial com a China tem movido para mais perto dos Estados Unidos um pedaço da cadeia global de suprimento ao mercado americano. O México, pela sua proximidade e baixo custo de mão de obra é um natural beneficiário.


    Aqui vale uma reflexão. Expansão de programas sociais e reajustes reais de salários são uma realidade brasileira há muitos anos, assim como a discussão sobre a trajetória das contas públicas. Após as eleições municipais, o debate sobre a eleição presidencial no Brasil deve esquentar. A depender do desempenho dos prefeitos dos partidos da base governista, a temperatura do debate fiscal pode permanecer alta.

    Show more Show less
    10 mins

What listeners say about Dahlia Talks

Average customer ratings

Reviews - Please select the tabs below to change the source of reviews.