GIRA DA POESIA - SLAM - AUDIODESCRIÇÕES  By  cover art

GIRA DA POESIA - SLAM - AUDIODESCRIÇÕES

By: Instituto Tomie Ohtake
  • Summary

  • Audiodescrições da exposição Gira da Poesia – 15 anos de slam no Brasil

    A exposição Gira da Poesia – 15 anos de slam no Brasil traz mais de 400 itens ao Instituto Tomie Ohtake, fornecendo ao público um olhar sobre a trajetória do poetry slam desde sua chegada no Brasil em 2008 até a atualidade, e destacando a produção, a circulação e a recepção do movimento no país.

    Mais informações em:
    www.institutotomieohtake.org.br/exposicoes/gira-da-poesia-15-anos-de-slam-no-brasil/
    Copyright Instituto Tomie Ohtake
    Show more Show less
activate_primeday_promo_in_buybox_DT
Episodes
  • 12 AUDIODESCRIÇÃO DO EIXO 10 - O SLAM E A FLUP
    Jul 18 2024
    A estrutura expográfica concebida com andaimes de ferro tubular e chapas de compensado de madeira clara em superfícies verticais é anunciada com um letreiro de led vermelho. Há uma bancada com vitrine com textos de apresentação do eixo com diversas fotografias e diversos vídeos de slammers se apresentando, entre eles: Porsha O noRio Poetry Slam em 2015, Yaissa Jiménez no Slam Abya Yala de 2021, Ikenna Onyegbula no Rio Poetry Slam de 2017 e outras e outros.O eixo também exibe tablets que passam automaticamente muitas fotografias de slammers se apresentando em palcos, com muitas pessoas. São pessoas pretas, brancas, pardas, de origens asiáticas e indígenas no Slam Abya Yala, 2021, e no 3º Slam Coalkan, Providência, 2023.Há também um Memorial-homenagem com uma fotografia feita por Fabian Moreaux da Queen Nzinga Maxwell, costa-riquenha, poeta, slammer, multiartista e ativista. Queen Nzinga Maxwell é uma mulher preta, retinta, tem largo sorriso, olhos semicerrados delineados e com sombra. Tem os dedos da mão esquerda tocando o queixo. Do lado direito da testa até a bochecha esquerda um pequeno pontilhado branco em linha sinuosa, emoldurando o olhar. Usa brinco grande com detalhes em claros e na cabeça um suntuoso turbante estampado e duas flores.Entre diversas imagens está representando a poeta e slammer Jackie Hagan, jovem branca de vestido multicolorido em tons esmaecidos assim como seus cabelos. Ela segura um microfone e usa uma prótese na perna direita, a mesma na capa do livro Some People Have Too Many Legs, 2015.
    Show more Show less
    2 mins
  • 11 AUDIODESCRIÇÃO DO EIXO 09 - O SLAM POR AÍ
    Jul 18 2024
    O eixo é apresentado a partir de uma estrutura expográfica concebida com andaimes de ferro tubular e chapas de compensado de madeira clara em superfícies verticais e bancada com vitrine, apresenta textos, diversas fotografias e vídeos. Um letreiro de led vermelho anuncia o título do eixo. Entre os vídeos, diversas apresentações de slammers no programa Manos e Minas, produzido pela TV Cultura com curadoria de Roberta Estrela D’Alva, 2016 a 2019. Alguns encartes de espetáculos, como o do espetáculo de poesia falada A menina que nasceu sem cor, e do Stand up Poetry, ambos de 2022. Há também um catálogo e Programa da Festa Literária Internacional de Paraty – Flip, com programação de slam, 2019, programa do espetáculo de poesia falada Também guardamos pedras aqui, de Luiza Romão, 2024.
    Show more Show less
    1 min
  • 10 AUDIODESCRIÇÃO DO EIXO 08 - DA VOZ À LETRA
    Jul 18 2024
    O eixo é organizado em uma longa vitrine prateleira de madeira clara de compensado, assim como o painel na parede com breve textos e muitos livros fixados verticalmente. Do lado direito, uma continuidade, porém em módulo separado e menor. A prateleira e a continuidade são fechadas por cúpulas de acrílico que protegem diversos troféus de medalhas de slams variados e muitos zines de diversas autoras e autores.Entre os troféus estão os do SLAM BNDES – Flup 2015 e o do Rio Poetry Slam – Flup 2017 ambos em formato de bonecos feitos de materiais de descarte e reciclagem, como toquinhos de madeira, tampinhas de garrafas pet, rolhas e plásticos. Eles contrastam com outros troféus que também têm a forma de bonecos, porém dourados e reluzentes como ouro – o Troféu Haicai Combat 2015 e as esculturas de um jabuti dos prêmios Jabuti categorias Poesia e Livro do Ano 2022, Luiza Romão.Outros troféus do Slam BR, Slam AM, e ZAP! Slam compõem a bancada.Há também algumas medalhas, a Medalha Tiradentes de Ordem do Mérito Cultural do Município – Secretaria Municipal de Cultura, entregue ao Slam das Minas RJ, 2020, e a Medalha Theodosina Rosário Ribeiro (Alesp – Deputada Leci Brandão), entregue para Roberta Estrela D'Alva pelo ativismo cultural com o slam, 2021.Uma estatueta do prêmio Prêmio Claudia – Categoria Cultura, entregue para Roberta Estrela D'Alva pelo pioneirismo e trabalho desenvolvido com o slam no Brasil, 2018, tem formato de uma mulher com cabeça de microfone e asas no lugar dos braços.
    Show more Show less
    2 mins

What listeners say about GIRA DA POESIA - SLAM - AUDIODESCRIÇÕES

Average customer ratings

Reviews - Please select the tabs below to change the source of reviews.