Mulheres Reais  By  cover art

Mulheres Reais

By: Rádio Eldorado
  • Summary

  • As jornalistas Luciana Garbin e Carolina Ercolin trazem foco para as questões femininas na sociedade atual.
    Rádio Eldorado
    Show more Show less
activate_primeday_promo_in_buybox_DT
Episodes
  • #118 Celular aos 14 anos e rede social aos 16? Por que campanha que cresce no País e fora merece atenção
    Jun 24 2024

    Não importa se é Natal, Dia das Crianças, aniversário. Todo ano os pais ouvem o mesmo pedido de presente dos meus filhos quando uma data dessas se aproxima. “Mamãe, me dá um celular? Todo mundo tem menos eu..”. Tanto no Brasil quanto fora crescem as mobilizações de pais e especialistas para retardar ainda mais a entrega de celular aos filhos. Movimentos como o brasileiro Desconecta e o americano Espere até o 8º também propõem que famílias que já deram smartphone a filhos crianças os troque por aparelho sem internet para amenizar extensa lista de prejuízos.

    O Mulheres Reais vai ao ar às segundas-feiras, a partir das 8h, no Jornal Eldorado. O podcast é apresentado por Carolina Ercolin e Luciana Garbin e está disponível em todas as plataformas de áudio.

    Show more Show less
    10 mins
  • #117 Por que sociedades que tratam mal as mulheres são mais pobres e instáveis?
    Jun 17 2024

    Uma pesquisa feita em 176 países mostra a relação entre exclusão feminina e menor desempenho econômico e progresso social; medidas contra desigualdade de gênero nas leis e nos costumes, porém, melhoram resultados também para homens. O estudo é tema do episódio do Mulheres Reais, que vai ao ar às segundas-feiras, a partir das 8h, no Jornal Eldorado.

    O podcast é apresentado por Carolina Ercolin e Luciana Garbin e está disponível em todas as plataformas de áudio.

    Show more Show less
    11 mins
  • #116 Por que crianças precisam de mais brincadeiras livres e menos atividades guiadas?
    Jun 10 2024

    Fechando a Semana Mundial do Brincar, que aconteceu de 25 de maio a 2 de junho, Luciana Garbin e Carolina Ercolin abordaram no Mulheres Reais a reconexão com a cultura da infância através das diversas formas e potenciais do faz de conta também entre pais e filhos. A jornalista Pat Camargo, especialista em desenvolvimento infantil e sócia do Tempo Junto, chama a atenção para o poder da relação de afeto alcançada através de brincadeiras, muitas vezes consideradas por adultos como algo menor, não essencial, a partir de uma visão utilitarista da imaginação. “Ao vermos a criança como um mini adulto - ou seja, uma pessoa que não é ela em si mesma, mas o que ela vai ser quando crescer - o brincar foi perdendo espaço. Foi deixando de ser algo importante como expressão de como se vê o mundo e passou a ser aquela coisa que se faz quando dá tempo. Depois que a criança fez todas as tarefas, todas as atividades que elegemos como importantes para ela ser um adulto de sucesso, feliz, saudável, daí sim ela é liberada para brincar. Comeu todo o jantar, fez a lição? Agora pode brincar”, pondera Pat. Segundo ela, é preciso deixar de lado a funcionalidade do brincar ‘para’ alguma coisa. “Para desenvolver alguma habilidade, para ficar quieto, para aprender a ler”. A verdade é que o brincar é a expressão natural da criança, é onde ela se desenvolve e é potente nele mesmo”, conclui.

    O Mulheres Reais vai ao ar às segundas-feiras, a partir das 8h, no Jornal Eldorado. O podcast é apresentado por Carolina Ercolin e Luciana Garbin e está disponível em todas as plataformas de áudio.

    Show more Show less
    17 mins

What listeners say about Mulheres Reais

Average customer ratings

Reviews - Please select the tabs below to change the source of reviews.