Episodios

  • Marques Mendes e o ataque a Donald Trump: “Os democratas ficam sem espaço de manobra”
    Jul 14 2024

    No seu espaço de comentário semanal na SIC, Luís Marques Mendes começa por analisar o ataque a Donald Trump, cuja campanha estará, agora, mais beneficiada. As eleições autárquicas foram outro tema de destaque: Marques Mendes não acredita que o Chega tenha capacidade para ganhar qualquer autarquia mas adverte que o partido de André Ventura pode roubar votos ao PSD e ao PS. A entrevista à Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, foi outro tema em destaque, entrevista essa que Marques Mendes considerou “uma desilusão”. O comentário foi exibido no Jornal da Noite da SIC a 14 de julho.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    32 m
  • “Há razões para uma pessoa ficar aliviada, sim, pela derrota da extrema direita, mas não há razões para embandeirar em arco porque a governabilidade perdeu, o centro moderado perdeu e a esquerda radical ganhou”
    Jul 7 2024

    Contra todas as expectativas, o crescimento da extrema radical francesa verificada na primeira volta das eleições legislativas sofreu uma queda.

    Contudo, segundo Luís Marques Mendes, resta agora olhar para os eventuais problemas de governabilidade que a nação enfrentará com estes resultados eleitorais.

    Em Portugal, o “berbicacho” relativo às polémicas com as forças policiais, como é chamado pelo comentador da SIC, é o tema que retoma o debate público e que já vem desde o governo de António Costa.

    Ouça a análise destes e outros assuntos de Luís Marques Mendes na versão podcast do programa ao qual o comentador dá nome, emitido na SIC no dia 7 de julho.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    37 m
  • “A atuação tão desastrada de Lucília Gago como PGR ironicamente uniu PS e PSD para uma reforma na justiça”
    Jun 29 2024

    Na semana em que António Costa foi eleito para liderar o Conselho Europeu, Luís Marques Mendes afirma que foi uma "boa escolha para a Europa, para Portugal e para Luís Montenegro". O comentador acredita que o ex-primeiro-ministro tem o perfil certo para o cargo, já que "mesmo os que em Portugal acham que não foi um bom PM, sempre reconheceram que era um político com grande capacidade de diálogo e de negociação". Cavaco Silva escreveu um artigo no Expresso onde realça a "oportunidade de crescer" do país, que será "mais difícil com um governo minoritário". Apesar de concordar com a perspetiva do ex-Presidente da República, Marques Mendes consider que "no curto prazo não é desejável ter eleições antecipadas". O comentador aborda ainda o mandato de Lucília Gago como Procuradora-Geral da República, que "não vai deixar saudades", e o pacto para a Justiça entre PS e PSD, nesta emissão de 29 de junho, na SIC.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    22 m
  • “É clarinho como água que a divulgação das escutas foi para tentar prejudicar a candidatura de António Costa ao Conselho Europeu”
    Jun 23 2024

    Luís Marques Mendes considera o caso das escutas da TAP particularmente grave devido à violação do segredo de justiça e à falta de destruição das escutas sem relevância criminal, que acabaram divulgadas esta semana. O comentador critica o silêncio das autoridades políticas, incluindo o Presidente da República, a Assembleia da República e o Governo, o que "revela medo do Ministério Público" e "prejudica a democracia". Marques Mendes também aponta a falha do Parlamento em chamar a Procuradora-Geral da República para dar explicações sobre o comportamento indevido, e alerta que essa falta de ação instala suspeitas sobre outros possíveis casos semelhantes. "A PGR tem o dever de dar uma explicação. O 25 de Abril fez-se justamente para acabar com estes comportamentos e com estas suspeitas", alerta nesta emissão de 23 de junho na SIC.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    38 m
  • Luís Marques Mendes: “Os resultados das Europeias deram-nos mais estabilidade, mostraram que ninguém ganha com uma crise política”
    Jun 16 2024

    Que Europa vamos ter nos próximos cinco anos? Luís Marques Mendes analisa os resultados da noite eleitoral do domingo passado e garante duas coisas sobre o novo cenário no Parlamento Europeu. Primeiro, que “a extrema-direita cresceu menos do que o que se previa” e, avaliando o panorama geral, “não podemos dizer que há uma tendência europeia para o crescimento, cada caso é um caso”. Segundo, apesar deste facto, “os dois motores do projeto europeu estão gripados, a França e a Alemanha, e isso não é bom para a Europa”. E o que nos dizem os resultados sobre a política nacional? “Há estabilidade, ninguém ganharia com uma crise política. Nem AD nem PS têm maioria absoluta ou de Governo”. E quanto ao futuro de Costa no Conselho Europeu? O comentador considera que "António Costa tem qualidades e perfil”, mas deixa o aviso: “Macron, Meloni e Sanchez três imponderáveis que podem colocar entraves às eleições de amanhã”. Ouça Luís Marques Mendes em podcast que a 16 de junho, dia em que o programa foi emitido na SIC, também se debruça sobre as medidas na imigração e a situação dos professores.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    33 m
  • Especial Europeias (III): "Estas eleições reforçaram a autoestrada que havia para Costa ser presidente do Conselho Europeu"
    Jun 10 2024

    Luís Marques Mendes considera que estas eleições europeias reforçaram a "autoestrada que havia" para António Costa ser presidente do Conselho Europeu: "Luís Montenegro criou o facto político da noite ao apoiar António Costa. Vai falar-se muito disso nos próximos tempos". O facto político, mas não o caso político. Esse é a "derrota do Chega", defende o comentador: depois destas eleições, "o Chega continua a ter a mesma força parlamentar, mas a força política não é a mesma". Sobre Pedro Nuno Santos, o comentador da SIC considera inteligente o sucessor de António Costa não se assumir como fator de instabilidade: "Essa é a atitude mais correta".

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    5 m
  • Especial Europeias (II): Partido Socialista condicionado a longo prazo sem os seus parceiros à esquerda
    Jun 9 2024

    Na edição especial da SIC Notícias em noite de eleições europeias, Luís Marques Mendes comenta os números que vão chegando: "Imagine que elegem apenas PSD, PS, IL e Chega, isso signfiica que no imediato PS beneficia de algum voto útil à esquerda, mas a longo prazo fica condicionado sem os seus parceiros à esquerda".

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    2 m
  • Especial Europeias (I): "O Chega está em contraciclo. É uma derrota estrondosa"
    Jun 9 2024

    Confirma-se aquilo que as sondagens já apontavam: o aumento da extrema-direita no Parlamento Europeu. Marques Mendes diz que, quando comparado com isso, o Chega está em contraciclo: "É uma derrota estrondosa". Oiça aqui o podcast da edição especial da SIC na noite das eleições europeias.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    6 m